quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
História "Maria Castanha"
O céu estava cinzento e quase nunca aparecia o sol, mas enquanto não chovia os meninos iam brincar para o jardim. Um jardim muito grande e bonito, com uma grade pintada de verde toda em volta, de modo que não havia perigo de os automóveis entrarem e atropelaremos meninos que corriam e brincavam à vontade, de muitas maneiras: uns andavam nos baloiços e nos escorregas, outros deitavam pão aos patos do lago, outros metiam os pés por entre as folhas secas e faziam-nas estalar – crac, crac – debaixo das botas, outros corriam de braços abertos atrás dos pombos, que se levantavam e fugiam, também de asas abertas. Era bom ir ao jardim. E mesmo sem haver sol, os meninos sentiam os pés quentinhos e ficavam com as bochechas encarnadas de tanto correr e saltar. Uma vez apareceu no jardim uma menina diferente: não tinha bochechas encarnadas, mas uma carinha redonda, castanha, com dois grandes olhos escuros e brilhantes.
- Como te chamas? – perguntaram-lhe.
- Maria. Às vezes chamam-me Maria Castanha .
- Que engraçado, Maria Castanha! Queres brincar?
- Quero.Foram brincar ao jogo do apanhar. A Maria Castanha corria mais do que todos.
- Quem me apanha? Ninguém me apanha! - Ninguém apanha a Maria Castanha! Ela corria tanto. Corria tanto que nem viu o carrinho do vendedor de castanhas que estava à porta do jardim, e foi de encontro a ele. Pimba! O saco das castanhas caiu e espalhou-as todas à reboleta pelo chão. A Maria Castanha caiu também e ficou sentada no meio das castanhas.
- Ah. Minha atrevida! – gritou o vendedor de castanhas todo zangado.
- Foi sem querer – explicaram os outros meninos.
- Eu ajudo a apanhar tudo – disse Maria Castanha, de joelhos a apanhar as castanhas caídas. E os outros ajudaram também. Pronto. Ficaram as castanhas apanhadas num instante.
- onde estão os teus pais? – perguntou o vendedor de castanhas à Maria Castanha.
- Foram à procura de emprego.
- E tu?
- Vinha à procura de amigos.
- Já encontraste: nós somos teus amigos – disseram os meninos.
- Eu também sou – disse o vendedor de castanhas. E pôs as mãos nos cabelos da Maria Castanha, que eram frisados e fofinhos como a lã dos carneirinhos novos. Depois, disse:
- Quando os amigos se encontram é costume fazer uma festa. Vamos fazer uma festa de castanhas. Gostam de castanhas?
- Gostamos! Gostamos! – gritaram os meninos.
- Não sei. Nunca comi castanhas, na minha terra não há – disse Maria Castanha.
- Pois vais saber como é bom. E o vendedor deitou castanhas e sal dentro do assador e pô-lo em cima do lume. Dali a pouco as castanhas estalavam… Tau! Tau!
- Ai, são tiros? – assustou-se a Maria Castanha, porque vinha de uma terra onde havia guerra.
- Não tenhas medo. São castanhas a estalar com o calor. Do assador subiu um fumozinho azul-claro a cheirar bem. E azuis eram agora as castanhas assadas e muito quentes que o vendedor deu à Maria Castanha e aos seus amigos.
- É bom é – ria-se Maria Castanha a trincar as castanhas assadas.
- Se me queres ajudar podes comer castanhas todos os dias. Sabes fazer cartuchos de papel? A Maria Castanha não sabia mas aprendeu. É ela quem enrola o papel de jornal para fazer os cartuchinhos onde o vendedor mete as castanhas que vende aos fregueses à porta do jardim.
Autor: Maria Isabel Mendonça Soares,” Contos no Jardim”.
1ª actividade - Projecto de Intercâmbio
No dia 26 de Novembro, iniciei a primeira actividade com as crianças, pois conforme está na calendarização das actividades, o projecto de intercâmbio será a primeira, onde irei fazer cartas para as crianças moçambicanas e elas a nós. Numa folha branca a educadora conseguiu colocar a cara da Maria Castanha e as crianças têm de desenhar, os olhos, o nariz e a boca. A escolha da Maria Castanha, foi devido à sua história que se adequa ao tema que quero abordar na Formação em Contexto de Trabalho.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Maria Castanha
Foi na semana de 15 a 19 de Novembro, que a educadora "treinou" com as crianças a pintura da "Maria Castanha", isto para as crianças irem aperfeiçoando a actividade que irão fazer comigo, ou seja, o projecto de intercâmbio. Também foi falado no correio que agora temos na nossa sala, onde a Vina explicou que as nossas cartinhas iriam para o correio, para chegarem mais depressa. Aqui ficam algumas imagens.
domingo, 28 de novembro de 2010
O Leão e o Rato
O leão estava a dormir no seu covil em certa tarde de Verão, quando um rato lhe passou por cima do focinho e o acordou. O leão rosnou, furioso, e já ia esmagar o rato com a pata enorme quando: - Oh, poupai-me, senhor - guinchou o rato. - Na verdade, eu não mereço ser morto. Não vos fiz mal... e também não presto para comer. O leão tornou a rugir, ensonado. - Além disso - continuou o rato - se me poupardes agora, talvez um dia possa fazer qualquer coisa por vós. O leão rugiu uma enorme gargalhada, mas levantou a pata e o rato escapou-se. Passado algum tempo, o leão andava a caçar na floresta quando caiu numa armadilha. Uma rede cai-lhe em cima e fechou-o. Sem qualquer esperança de fuga, começou a rugir, e a sua voz ecoou em todos os recantos da floresta. O rato, que também saíra para caçar naquela noite, depressa reconheceu a voz do leão e correu para o sítio onde ele estava. E vendo o que se passava, disse: - Não vos preocupeis, senhor, eu tiro-vos daí num instante. - E logo começou a roer e a mordiscar as grossas malhas da rede. Passado pouco tempo o leão estava solto. O rato, como tinha prometido, salvou-lhe a vida.
O início...
Há cerca de 3 semanas, dei início às actividades relacionadas com a minha P.A.P. No dia 4 de Novembro a educadora teve uma breve conversa sobre a Amizade, tudo para introduzir o tema, explicando porque é que são amigos, etc. De seguida foi a minha vez de entrar, ou seja, a Vina trouxe uma história do "Leão e do Rato", que fala essencialmente da Amizade, onde aqui pude interagir com as crianças e contar a história, quando acabei, a Vina ensinou-lhes uma canção sobre a amizade e de seguida fizeram uns desenhos sobre a história que ouviram. E assim dei início ao meu projecto de aptidão profissional.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
"Amizade em Movimento"
Este é o novo blog, dedicado à Prova de Aptidão Profissional, ou seja, aqui será partilhado tudo aquilo que vou recolhendo como pesquisa, os desenvolvimentos do trabalho entre muitas outras coisas. Mas antes de tudo quero apresentar o meu projecto, que terá como tema/problema "Educação para a Cidadania", que irá abordar essencialmente a questão da amizade, em crianças de 3 anos, uma vez que me encontro a estagiar numa sala de 3 anos. No que diz respeito ao título do blog, este será o slogan para a minha P.A.P. Aqui fica a apresentação do meu projecto e até à próxima postagem.
Assinar:
Postagens (Atom)